Simulacro de acidente na Serra vai testar resposta operacional
- Da redação
- 12 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de mai.
Realiza-se no próximo sábado, dia 17 de maio, um simulacro de acidente de um autocarro na estrada de ligação à Serra da Estrela, numa situação de emergência com várias vítimas e cujo socorro permitirá testar e treinar a resposta operacional e a articulação entre as várias entidades e agentes de segurança e proteção civil envolvidos.
A iniciativa enquadra-se nas celebrações dos 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã e é organizada em colaboração com o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, Câmara Municipal da Covilhã e Serviço Municipal de Proteção Civil.
O exercício consiste no despiste de um autocarro que provocará várias vítimas, num cenário que tem em conta a elevada circulação deste tipo de veículos nas estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela, bem como o facto de os acidentes de viação serem uma das causas de morte mais significativas em Portugal.
A opção teve ainda em linha de conta que uma das situações mais complexas que os Bombeiros da Covilhã já enfrentaram em termos operacionais ao longo de 150 anos de história, que foi o acidente rodoviário ocorrido em 1987, na Serra da Estrela, e que também envolveu um autocarro.
Pretende-se assim preparar todas as entidades para a eventualidade de uma ocorrência semelhante, sendo que este exercício também permitirá testar, implementar e otimizar a resposta coordenada, bem como avaliar a resposta do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil da Covilhã e do Plano de Emergência Externo do Hospital Pêro da Covilhã, retirando conclusões e procedendo, posteriormente, à implementação de melhorias no sistema de resposta.
Tratando-se de um exercício de grande escala, vão estar envolvidas as forças de segurança e serviços de emergência, nomeadamente Bombeiros da Covilhã, Corpos de Bombeiros da Região das Beiras e Serra da Estrela, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Serviço Municipal de Proteção Civil, Serviço de Ação Social do Município, GNR, PSP, Unidade Local de Saúde da Cova da Beira, Instituto Segurança Social, Transdev, Infraestruturas de Portugal, INEM, GNR-UEPS, Força Especial de Proteção Civil, Cruz Vermelha Portuguesa-Núcleo Covilhã, Polícia Judiciária, Instituto Medicina Legal, Delegado Saúde e Força Aérea Portuguesa.
O exercício ocorrerá durante a tarde, com início previsível às 15h30. Devido à natureza do exercício, haverá cortes de trânsito na EN339 e vários meios de socorro em circulação na cidade, pelo que se solicita a melhor compreensão da população e se recomenda que sejam seguidas as indicações das autoridades.
Acidente em 1987 na Serra
Em 4 de julho de 1987 um autocarro, sem travões, despenhou por mais de cem metros na Estrada Nacional 339, que liga Covilhã a Penhas da Saúde. O acidente ocorreu em frente ao antigo Sanatório das Penhas da Saúde (hoje uma pousada). Vinte pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas, sendo transportadas para hospitais da Covilhã, Castelo Branco e Coimbra.
O acidente na época mobilizou Bombeiros de toda a região e também hospitais, que receberam os feridos através de ambulâncias e até de helicóptero (utilizado para encaminhar os feridos de maior gravidade ao Hospital de Coimbra).

Comments