top of page

Covilhã acolhe feira têxtil transfronteiriça

  • Da redação
  • há 18 horas
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 5 horas

A Covilhã vai ser palco, nos dias 22 e 23 de maio, da primeira edição da Feira Têxtil Transfronteiriça RESOTEX, evento dedicado ao setor têxtil e vestuário que conta com a participação de empresas do Concelho e que inclui mesas redondas, mostra de produtos e oficinas. A iniciativa decorre no âmbito do projeto transfronteiriço RESOTEX e é organizada pelo Município da Covilhã, em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional da Covilhã, com o Modatex Covilhã – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário Confeções e Lanifícios – e com o Município do Fundão.

 

O evento vai decorrer no Pavilhão da ANIL e também está integrado na 1.ª Trienal Internacional de Design da Covilhã, tendo uma componente expositiva e outra de análise e reflexão, num encontro entre entidades e profissionais do setor têxtil, dos dois lados da fronteira. O objetivo é contribuir para valorizar e aumentar a visibilidade do trabalho desenvolvido pelas empresas do concelho, será também uma oportunidade para criar novas parcerias e reforçar a diversidade e a qualidade da indústria têxtil região, bem como para promover o ‘networking’, a troca de experiências e o acesso a novos mercados, com especial enfoque na criatividade e na sustentabilidade ambiental.

 

Participam na mostra todas as empresas do setor têxtil e vestuário do concelho da Covilhã, bem como algumas do Fundão e de Cáceres, que integram igualmente duas mesas redondas subordinadas aos temas “Sustentabilidade e economia circular no setor têxtil transfronteiriço” e “O design no setor têxtil e vestuário – desafios e oportunidades”, ambas moderadas por docentes da UBI.  Do programa, constam ainda visitas guiadas, nomeadamente ao Modatex Covilhã, com um workshop associado, e às exposições da Trienal de Design da Covilhã.  O Hub Têxtil Portas do Sol, criado no âmbito do projeto RESOTEX, e o Espaço C3D têm também a cargo uma atividade criativa aberta à Comunidade.

 

Projeto

O projeto RESOTEX - Repensar o Setor Têxtil e a Moda Sustentável aborda o desenvolvimento económico sustentável no setor têxtil nos territórios do projeto (Extremadura, Centro e Norte de Portugal) de forma inovadora, pois antecipa as mudanças que o setor tem de abordar urgentemente para satisfazer os requisitos dos regulamentos atuais.

 

Por um lado, trata-se de promover a transformação das empresas existentes no setor para adoção da economia circular nos seus processos e, com ela, ganhar competitividade e resiliência, e, por outro, de criar um mercado comum aos territórios envolvidos, que permita o ressurgimento e a consolidação das empresas têxteis, em todos os elos da cadeia de valor.

 

Todos os parceiros/beneficiários participam em todas as ações planeadas, fazendo parte de uma cadeia interligada e interdependente. As entidades que se dedicam à produção, design e fabricação são fatores determinantes na geração de resíduos, quando os produtos têxteis chegam ao fim da sua primeira vida útil, e, da mesma forma, as entidades envolvidas na gestão de resíduos têxteis são essenciais para a reincorporação de materiais recuperados ou reciclados na cadeia de produção.

A entrada é gratuita e aberta a todos.



Comentarios


bottom of page