top of page

Portas do Sol: partilha, sonhos e liberdade

  • Da redação
  • 2 de jul.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de jul.

O Festival de Artes de Rua Portas do Sol, que começa nesta quinta (3) e acontece até  sábado (5), chega este ano à sua 6ª edição. Parece que foi ontem que iniciou-se este projeto da ASTA, com todos os receios de quem se aventura a criar algo novo e inovador na cidade. O Festival nasceu para dar novas vidas ao centro histórico da cidade da Covilhã, e é com satisfação que constata-se ter sido uma aposta ganha.


Quem assistiu aos espetáculos do Portas do Sol passou a ver o centro histórico com um novo olhar. A ASTA lançou as sementes para o futuro das artes de rua na cidade e, com elas promoveu a discussão em torno da defesa do espaço público e recuperação do património urbano degradado, colocando-o ao serviço da população. É urgente cuidar do espaço público que é de todos. Menos carros e mais vida, poderia muito bem ser o mote para a renovação do centro histórico.


O Portas do Sol já aqui está, um espaço livre e aberto onde todos estão convidados a entrar, onde todos são bem-vindos. Aqui as portas não se fecham, porque a cultura e as artes não têm barreiras, pelo contrário, quebram-nas. A ASTA, uma vez mais, procura trazer diferentes manifestações artísticas e, simultaneamente, favorecer a afirmação das artes de rua como uma tendência democratizante e emancipadora, capaz de gerar uma atitude criativa, inovadora e reivindicativa.


Entre 3 e 5 de julho a ASTA desafia-o a vir para a rua, e a redescobrir o centro histórico da Covilhã. Preparámos para si atividades variadas inteiramente gratuitas.  Venha descobrir uma cidade que pode ser diferente, onde o espaço público está à disposição da população. Venha sentir, surpreender-se, sorrir e emocionar-se connosco. Celebrar a vida, ou não fossem as artes o maior espelho do que é a celebração da vida.


Faça parte desta experiência artística, criar novas recordações do centro histórico da Covilhã, partilhar e compartilhar momentos que ficarão gravados na memória de todos e, se perpetuar algum desses momentos com a lente do seu telemóvel, não se esqueça de nos identificar e partilhar com todos. As artes são isso mesmo, um espaço de partilha, sonho e liberdade.


Veja a programação em https://festivalportasdosol.pt/

 


Bình luận


bottom of page