O melhor pão de Portugal é feito na Covilhã
- Da redação
- há 6 dias
- 1 min de leitura
Que a Covilhã e a Serra da Estrela são lugares de bons queijos e boa culinária, todos já sabem. A novidade agora é que a cidade ganhou a distinção de melhor pão de Portugal. Em um concurso recente, disputado no Museu do Pão, em Seia, Covilhã foi destacada como melhor pão de sementes, melhor pão de centeio e melhor inovação. O evento foi organizado pela Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares.
“Nosso pão é feito com massa mãe e sem aditivos, resultando em texturas perfeitas e sabores inconfundíveis. Desde o crocante Tosta Serrano ao autêntico Centeio, cada fatia conta uma história de dedicação e qualidade”, escreve-se no site da padaria Dias, a grande vencedora da competição. Há quatro décadas fazendo pão na Covilhã, a padaria preza a confeção de produtos saudáveis e naturais, da região. A competição do melhor pão de Portugal premiou, além do pão da Covilhã, o melhor Pão de Trigo e Melhor Broa, conquistadas pela Rustica Bakery and Brunch, de Viseu, e pela Pastelaria Moinho Novo, de Tentúgal, respetivamente.
O processo de seleção envolveu uma prova cega inicial, da qual saíram cinco finalistas por categoria. Esses finalistas voltaram a ser avaliados por um novo painel de jurados, que considerou critérios como sabor, uniformidade, cor e brilho, textura, aroma, mastigação e aspeto geral. “No Museu do Pão, sempre acreditámos que cada pão carrega consigo a história, a cultura e o saber de quem o faz”, concluiu Michael Fonseca, um dos jurados.

Comentários