Instabilidade no tempo e poeira do deserto para os próximos dias
- Da redação
- 10 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de abr.
Depois de alguns dias com temperaturas amenas, mais próprias para a estação do ano, Portugal deve ter algumas instabilidades no tempo durante os próximos dias. Para este fim de semana que antecede a Páscoa, estão previstos alguns pontos de instabilidade, com possibilidade de chuva. Além disso, poderá haver incidência de poeiras do deserto do Saara e possível “chuva de lama”, segundo o site tempo.pt. Para o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), poderá chover a partir de sexta-feira (11) e incidência de poeiras.
Nos próximos dias, registar-se-á um agravamento de condições do estado de tempo. A responsável é a depressão Olivier, que, embora não afete diretamente o território continental, provoca uma série de efeitos atmosféricos. Entre os principais fenómenos previstos estão a ocorrência de chuva, trovoadas e o transporte de poeiras do Saara, que podem intensificar os impactos na qualidade do ar e da precipitação.
A depressão Olivier foi nomeada devido aos seus efeitos nas Ilhas Canárias, onde tem provocado aguaceiros fortes e ventos intensos. No entanto, em Portugal, os impactes serão indiretos, resultantes de uma depressão isolada nos níveis altos da atmosfera – um fenómeno conhecido como DINA (Depressão Isolada em Níveis Altos), característico da primavera.
A instabilidade será particularmente visível a partir desta quinta-feira (10), quando se prevê a conjugação de uma elevada carga de poeiras em suspensão com a entrada progressiva de humidade em altitude. Esta combinação poderá dar origem à ocorrência de aguaceiros ocasionais, sobretudo no Centro e Sul do país, podendo verificar-se o fenómeno conhecido como “chuva de lama”. Esta ocorre quando as partículas de poeira presentes na atmosfera se misturam com as gotas de chuva, deixando resíduos acastanhados em superfícies expostas.
Entre quinta e o domingo (13) Portugal continental será afetado por aguaceiros, por vezes fortes localmente, trovoada, possibilidade de queda de granizo e pelo fenómeno "chuva de lama". Na sexta-feira (11), a instabilidade deverá aumentar significativamente. Esperam-se trovoadas localmente intensas, possibilidade de granizo e precipitação mais generalizada, sobretudo nas regiões do Centro e Sul.

Comments