top of page

Covilhã investe 9 milhões de euros em unidades habitacionais

  • Da redação
  • 24 de abr.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 24 de abr.

Dentro das comemorações do 25 de Abril no município, a Câmara da Covilhã apresentou ontem a Estratégia Local de Habitação, um projeto de apoio público à habitação a famílias em dificuldades financeiras. No total são 167 requalificações de unidades habitacionais (fogos), reconstrução de três edifícios de imóveis (com três unidades habitacionais) e construção de quatro prédios de habitação coletiva (com 27 unidades habitacionais). O total de investimentos beira os 9 milhões de euros. “Desde 2021 estamos a trabalhar no programa”, explicou o presidente da Câmara, Vítor Pereira. Nesta quinta-feira (24), famílias receberam as chaves das novas habitações.


São três projetos. O primeiro, através do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), com investimento de 5,39 milhões de euros, contemplando a reabilitação de 164 unidades habitacionais e a reconstrução de 13 outras unidades. O segundo é o Bolsa Nacional de Alojamento temporário (BNAUT), com investimentos de 468 mil euros, com a reconstrução de dois edifícios em ruínas, com três unidades habitacionais. E o terceiro é o programa de arrendamento acessível, com a construção de quatro prédios de habitação coletiva, com 27 unidades habitacionais, e investimentos de 3,77 milhões de euros. 


O primeiro movimento para a construção e reabilitação de moradias no município foi a realização de um diagnóstico, segundo o coordenador da Estratégia Local de Habitação, Luis Esteves. Foi realizada uma análise do contexto social e habitacional do município. Depois, realizada a identificação das pessoas e agregados em condições habitacionais indignas, além da identificação dos núcleos precários e núcleos degradados e das carências habitacionais. Por último, a identificação dos recursos habitacionais disponíveis.



 

 

Comments


bottom of page