Calças produzidas por alunos enviadas à Guiné-Bissau
- Da redação
- 6 de mai.
- 1 min de leitura
Estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI) produziram peças de vestuário, através do reaproveitamento de tecidos, que vão ser enviadas à Missão Católica de Cumura, na Guiné-Bissau. O projeto, promovido pelo Departamento de Ciências e Tecnologia Têxteis (DCTT), resultou na produção de 200 calças destinadas a esta organização com a qual a UBI tem já uma ligação de vários anos. A iniciativa surgiu no âmbito da Unidade Curricular "Laboratório de Modelagem e Confeção II", ministrada pelas docentes do DCTT, Teresa Raquel Barata e Marta Bicho Fernandes, tendo a marca sido registada com a designação “#Link”.
O desenvolvimento do projeto teve o importante apoio da empresa de confeção Twintex, que cedeu os tecidos que foram transformados em calças. Num ano que o DCTT comemora 50 anos de existência, dá um contributo, com esta iniciativa, para o reforço da UBI em práticas pedagógicas ativas, que aliam a excelência académica à cidadania. Mais do que um simples exercício académico, o “#Link” foi concebido como uma ferramenta pedagógica inovadora. Os estudantes foram desafiados a produzir as calças com conforto, durabilidade, vestibilidade e fácil conservação.
Célia Nunes salientou a disponibilidade para apoiar iniciativas como o “#Link”, sublinhando a importância da presença de Óscar Silva: “Nesta cerimónia simbólica, temos conosco um estudante da Guiné-Bissau, que continua a fazer parte da nossa comunidade académica, tendo concluído a Licenciatura e o Mestrado, e estando atualmente a frequentar o Doutoramento. Quem melhor para, simbolicamente, receber estas calças?”. Amélia Augusto lembrou que “a responsabilidade social é uma área incontornável” e manifestou a satisfação por as calças irem para Cumura, entidade com quem “a UBI tem uma relação longa em termos de voluntariado”, com a ida de estudantes de Medicina e de Informática. “É uma forma de reforçar os laços”, sublinhou.

Comments