Bombeiros da Covilhã recebem viatura da REN
- Luís Fernando Assunção
- 15 de abr.
- 3 min de leitura
A Redes Energéticas Nacionais (REN), no âmbito da sua política de apoio às comunidades locais, doou uma viatura 4x4 à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, reforçando o compromisso da empresa com a prevenção dos incêndios rurais. Este 4x4 vai reforçar o parque de veículos ligeiros de combate a incêndios da Associação.
O veículo irá permitir aos Bombeiros Voluntários da Covilhã acorrer a incêndios no interior das aldeias históricas do concelho e a pequenos fogos em áreas florestais. A corporação pretende ainda dotar a viatura com equipamentos que lhe permitam maior capacidade de combate em espaços industriais e instalações elétricas.
Para o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, Joaquim Matias, “este donativo demonstra o empenho da REN na melhoria da capacidade dos bombeiros, e nós estamos muitos agradecidos pelo facto de ter sido atribuído este veiculo à nossa Associação, que certamente será uma mais valia para a operacionalidade do corpo de bombeiros” acrescentando que “os Bombeiros da Covilhã tiveram em 2022 uma intervenção na subestação da REN na Freguesia do Ferro, que foi reconhecida com este gesto pela REN”.
A REN tem vindo ao longo dos anos a investir na prevenção, contribuindo para o combate aos incêndios rurais. Um trabalho realizado através da gestão e limpeza da vegetação e rearborização das faixas de servidão, mas também de uma estreita parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e outras entidades ligadas à floresta. Em maio de 2023, a REN recebeu da Liga dos Bombeiros Portugueses a medalha de Serviços Distintos grau Ouro, pelo apoio prestado às corporações de Bombeiros Voluntários em várias regiões do país.
Em 2024, a nível nacional, a REN procedeu à gestão e limpeza de vegetação numa área de cerca de 10.200 hectares, tendo para esse efeito contactado mais de 36 mil proprietários. Ainda em 2024, e tendo em conta a adaptação dos usos dos solos das faixas de proteção das linhas, foram (re)arborizados 461 hectares, com o envolvimento de 1 900 proprietários.
A REN, através do seu programa de reflorestação das faixas de servidão, entre 2010 e 2024 já (re)arborizou 4 553 hectares, com a plantação de mais de 1,5 milhões de árvores. Neste processo foram envolvidos mais de 24 mil proprietários, sendo as espécies mais plantadas o medronheiro e o carvalho, aumentando a biodiversidade e a resiliência aos incêndios florestais das áreas intervencionadas.
A REN na defesa da floresta:
A REN, em conjunto com a ANEPC, o ICNF e os municípios onde se encontram instaladas linhas elétricas e gasodutos afetos à concessão da Rede Nacional de Transporte de Eletricidade e da Rede Nacional de Transporte de Gás, tem feito um trabalho constante na prevenção contra os incêndios rurais;
Com 66% das suas linhas elétricas e gasodutos inseridos em espaços rurais, nos últimos cinco anos a REN fez a gestão e limpeza de mais de 50 mil hectares, o correspondente a uma autoestrada entre Lisboa e Maputo. Este trabalho é efetuado em terrenos que não pertencem à REN, o que implica um contacto com os proprietários antes de qualquer intervenção. Neste trabalho de prevenção, só no ano de 2024, foram contactados mais de 36 mil proprietários;
Desde 2010, a REN rearborizou mais de 4.553 hectares nas áreas de servidão. Neste processo foram envolvidos mais de 24 mil proprietários, sendo as espécies mais plantadas o medronheiro e o carvalho, aumentando a biodiversidade e a resiliência aos incêndios florestais das áreas intervencionadas.
Em 2024, e tendo em conta a adaptação dos usos dos solos das faixas de proteção das linhas, foram (re)arborizados 461 hectares, com o envolvimento de 1900 proprietários.
Em 2024, e durante toda a época de incêndios, a REN teve em operação seis equipas de prevenção e vigilância, disponíveis 24 horas/dia, 7 dias por semana. Estas equipas estão equipadas com equipamento de primeira intervenção, que lhes permite fazer uma primeira intervenção de combate aos focos de incêndio;
Desde 2009, a REN doou 95 veículos no âmbito da prevenção de fogos florestais. 65 veículos foram doados a corporações de Bombeiros Voluntários, 30 a equipas de prevenção de incêndios da proteção civil das autarquias.
Fonte: REN

Комментарии