top of page

A trama de texturas entre literatura, arte e design

  • Da redação
  • 12 de abr.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de abr.

Aprofundar a relação entre a literatura e o design é o principal objetivo de um evento promovido pela Câmara Municipal e inserida na Trienal Internacional do Design da Covilhã. A Trama – Semana de Literatura e Design -estabelece esta interface entre a leitura, as artes, o visual, o tátil e o grafismo. “É um evento que sentíamos falta. Faltava integrar a leitura com o design e foi possível nesse momento”, afirmou Regina Gouveia, vereadora da Cultura.  Num contexto onde o município se afirma como Cidade Criativa da Unesco, o evento reforça a necessidade de explorar a intersecção entre a literatura e o design. A Trama ocorre entre os dias 11 e 17 de maio.


O trabalho desenvolvido pela Câmara da Covilhã na promoção do livro e da leitura tem sido pautado por uma forte ligação à identidade local e à criatividade, estabelecendo pontes entre literatura, artes e inovação. Mas por que Trama? O nome representa a ligação entre palavras e imagens, narrativas e formas, o tangível e o imaginário, entre disciplinas e áreas, música e representação. O papel da Biblioteca Municipal no processo está sendo e será essencial nessa conexão. “Precisamos fazer essas relações e, ainda mais, uma cidade que tem uma biblioteca tão importante como a nossa”, acrescenta Regina.

 

Programação

A programação do evento será extensa. Haverá exposições, Feira do Livro, espetáculos, concurso, rota literária, leituras encenadas, oficinas e mediação de leitura e do livro. Um dos pontos altos do evento será a participação do ilustrador e designer André Letria. Ele, junto com a escritora e jornalista Inês Fonseca e o designer gráfico Ricardo Henriques serão os responsáveis pela residência “O Debuxo Conta Histórias”, onde crianças de oito escolas do município serão desafiadas a criar uma ilustração para interagir com texto desenvolvidos por escritores convidados. “Será um projeto especial, onde o mais importante é o processo de ação e criação”, acredita Regina.


Outro ponto alto do evento será a homenagem a escritores locais. José Marmelo e Silva, Alçada Batista e Maria Mello Giraldes serão três desses escritores da Covilhã destacados em atividades durante o evento. Entre as exposições, estão “Trama de Melo e Castro – onde alunos irão mergulhar no universo literário e experimental de Ernesto Melo e Castro – e “Livros à Vista”, onde serão mostrados cartazes comemorativos do Dia Internacional do Livro Infantil e do Dia Mundial do Livro da DGLAB publicados desde 2003.


Na programação ainda destacam-se a peça “Memória da Matéria: O lugar do Eco”, a partir da obra de Maria de Mello Giraldes; a Feira do Livro na Biblioteca Municipal (com conversas e mesas-redondas); a Rota Literária no Paul; o Concurso de Leitura Municipal “Fia-te Num Livro”; as oficinas “Para as Famílias”, com André Letria, e “Literatura&Design, com a designer Ana Sabino; e a Mediação de Leitura e do Livro, na Biblioteca e nas escolas, onde haverá sessões de conversas com autores.





Comments


bottom of page