Brasil está a enfrentar uma onda de calor
- Agência Brasil
- 18 de fev.
- 1 min de leitura
O Brasil continua a enfrentar uma onda de calor como nunca enfrentada anteriormente. A temperatura máxima registada a segunda-feira (17) no Rio de Janeiro foi de 44°C, a mais alta notada pelo Sistema Alerta Rio desde 2014. A mínima foi de 21,6°C. Segundo a previsão, não há possibilidade de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados.
A cidade atingiu o nível 4 de calor, o segundo mais crítico definido pela prefeitura, às 12h35 de segunda-feira. De acordo com o serviço de meteorologia da administração municipal, há um sistema de alta pressão no oceano influenciando o tempo e aumentando as temperaturas na cidade.
O nível de calor 4 é acionado quando a temperatura fica entre 40°C a 44°C, com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos. O prefeito Eduardo Paes e outras autoridades municipais já haviam alertado que a cidade teria calor extremo esta semana. Com o acionamento do nível 4, a prefeitura abriu 58 pontos de resfriamento, com áreas de sombra, pontos de hidratação e banheiros que podem ser utilizados livremente pela população em diversos bairros da cidade.
Texto da Agência Brasil
Foto Fernando Frazão/Agência Brasil

Comments